Indústria do segmento de lácteos modernizou e ampliou instalações das sete unidades de Minas Gerais, mantendo 3.654 empregos diretos
Especializado em gêneros lácteos de marcas como Itambé, o Grupo Lactalis modernizou, entre 2020 e 2024, suas sete unidades de produção em Minas Gerais, com um investimento de R$ 450 milhões. Ao todo, o grupo mantém 3.654 empregos diretos no estado, números que, no entanto, a partir de 2025, devem ser ampliados.
A novidade foi revelada no encontro entre executivos do grupo e do Governo de Minas durante a Sial 2024, uma das maiores feiras do mundo relacionadas a gêneros alimentícios e bebidas, realizada em Paris, na França, desde o último dia 19/10, com encerramento previsto para esta quarta-feira (23/10).
O foco das tratativas foi uma nova ampliação e modernização das unidades de Minas Gerais, instaladas nos municípios de Antônio Carlos, Pouso Alto, Sabará, Guanhães, Pará de Minas, Sete Lagoas e Uberlândia, além das unidades de logística de Contagem e do setor administrativo de Belo Horizonte.
A continuidade dos altos investimentos, que geram empregos e renda para mineiras e mineiros, é fruto do trabalho da atual gestão do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência vinculada Invest Minas.
“O Governo de Minas entende que a geração de empregos é a melhor política pública para a população. Por isso, buscamos estar sempre próximos do setor produtivo, definindo metas junto às empresas e contribuindo para que os investimentos privados sigam encontrando aqui um ambiente próspero. Essa é a receita do sucesso da gestão do governador Romeu Zema, que está próxima de alcançar a marca inédita de 1 milhão de novos postos de trabalho criados desde 2019”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
“O investimento de R$ 450 milhões, ao longo dos últimos quatro anos, é uma clara demonstração de confiança no potencial do estado. Essa parceria ainda vai render mais frutos, já que a ampliação e modernização das unidades instaladas em Minas vão receber mais investimentos privados. A Lactalis e o Governo de Minas reforçam o compromisso com o desenvolvimento da cadeia do leite e com a modernização das unidades produtivas em nosso estado”, celebra o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade.
A empresa
O Grupo Lactalis é o maior do segmento de lácteos no mundo, presente em 51 países, com mais de 220 unidades e cerca de 85 mil colaboradores. No Brasil, a Lactalis está presente desde 2015, sendo hoje a maior empresa de lácteos do país, com 22 fábricas e 12 mil colaboradores.
Em Minas Gerais a empresa possui sete fábricas, considerando também as unidades de sua subsidiária integral, Itambé. Quase a totalidade do leite utilizado no estado é adquirido junto à Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), através de contrato de longa duração. Essa parceria estimula a produção de leite em Minas, fortalecendo os produtores locais para que haja constante crescimento em produtividade e qualidade.
“A Lactalis, por meio da Itambé e sua parceria para captação de leite com a CCPR, é a maior empresa de lácteos de Minas Gerais e continuará crescendo ainda mais dentro do estado. A cultura queijeira aproxima muito mineiros e franceses e, certamente, proporcionará muitos frutos. É um prazer receber a Invest Minas no stand da Lactalis na Sial, em Paris. Isso renova nossa confiança no estado e estimula novos investimentos e a oportunidade de transformar positivamente a cadeia do leite em Minas Gerais em todos seus elos, do produtor até a indústria”, garante o diretor de Comunicação e CSR da Lactalis no Brasil, Guilherme Portella.
Deixe um comentário