Turismo em Minas Gerais: uma potência em crescimento com o apoio da Invest Minas Tur

Minas Gerais está se destacando como líder no crescimento da atividade turística no Brasil. Somente no primeiro semestre deste ano, o estado apresentou um aumento de 9% em relação a 2023, superando a média nacional em 592,31%. Com um saldo impressionante de R$ 37,1 milhões repassados aos municípios e a criação de 21,9 mil empregos na economia da criatividade, o setor turístico em Minas reflete uma força econômica crescente.

Esse desenvolvimento está diretamente ligado às riquezas históricas, culturais, naturais e gastronômicas do estado, que continuam a encantar turistas do Brasil e do mundo. Minas Gerais é reconhecida por sua hospitalidade, uma herança culinária sem igual, cenários naturais deslumbrantes e um patrimônio histórico que narra a trajetória do Brasil. Desde cidades históricas como Ouro Preto e Tiradentes até as belezas naturais da Serra da Mantiqueira e os cânions de Capitólio, o estado oferece um vasto leque de atrativos para todos os perfis de turistas.

Um dos grandes destaques é a gastronomia mineira, reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo. Minas é berço de tradições culinárias que vão além do famoso pão de queijo. Produtos como o queijo Canastra, premiado globalmente, e a cachaça artesanal, que coloca o estado no topo da produção nacional, são grandes protagonistas desse setor. A cozinha mineira também caminha para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial, consolidando ainda mais sua importância cultural e econômica.

Além da gastronomia, o turismo cultural e religioso também é uma grande força em Minas Gerais. Cidades históricas preservam a memória do ciclo do ouro, com igrejas barrocas e museus que atraem milhares de visitantes. Já o turismo de aventura, nas montanhas e parques do estado, tem ganhado cada vez mais adeptos, consolidando Minas como um destino completo para quem busca contato com a natureza e esportes radicais.

Conheça a Invest Minas Tur, plataforma que fomenta o turismo no estado

Diante desse cenário promissor, a Invest Minas tem desempenhado um papel crucial no fomento ao turismo no estado. Recentemente, a plataforma Invest Minas Tur tem se destacado em importantes eventos do setor, como o Salão do Turismo e a Travel Next Minas, onde foram apresentadas as inúmeras oportunidades de investimentos em empreendimentos turísticos. A plataforma tem facilitado a conexão entre investidores e os ativos turísticos de Minas, oferecendo um portfólio detalhado de oportunidades que incluem terrenos, imóveis históricos e prédios desativados que podem ser revitalizados para fins turísticos.

O futuro do turismo em Minas é promissor, e com o apoio da Invest Minas Tur, o estado está cada vez mais preparado para receber novos investimentos, inovar em suas ofertas turísticas e continuar encantando viajantes de todo o mundo. Venha descobrir como você pode fazer parte desse sucesso e explorar as infinitas oportunidades que o turismo mineiro oferece.