Minas Gerais estreia no SXSW e reforça posicionamento internacional em inovação e economia criativa

Participação inédita no evento amplia a agenda internacional do estado ao integrar inovação, cultura, turismo e oportunidades de negócios

Minas Gerais se prepara para estar, pela primeira vez, no South by Southwest (SXSW) 2026, maior evento mundial de tecnologia, inovação e criatividade, realizado em Austin, nos Estados Unidos. A participação inédita é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas em parceria com a Codemge, o Sebrae Minas e a Hiker.

Reconhecido globalmente como o epicentro da convergência entre tecnologia, música, audiovisual e economia criativa, o SXSW reúne mais de 500 mil participantes de mais de 100 países. Ao integrar, oficialmente, a programação do evento, Minas Gerais se posiciona como protagonista em agendas globais como transição energética, minerais estratégicos, tecnologia e inteligência artificial, sem abrir mão de seu ativo mais singular: a cultura como motor de desenvolvimento, identidade e geração de valor.

“Tudo isso nasceu de um sonho, mas sonhos exigem coragem para enfrentar desafios e romper barreiras. Este é um projeto de Minas Gerais para manter o estado posicionado no mercado internacional, sem perder de vista a nossa força interna de mais de 20 milhões de mineiros: é Minas para Minas, Minas para o Brasil e Minas para o mundo. Vivemos uma mudança de paradigma que resgata o orgulho de ser mineiro, o sotaque, a hospitalidade e a forma como nos reconhecemos como povo. Cultura e turismo são agentes reais de desenvolvimento, geração de empregos e atração de negócios. Ter coragem de se posicionar é mostrar o tamanho que Minas tem. A Casa Minas nasce como um projeto disruptivo, que conecta origem e inovação, história e futuro, e reforça resultados concretos: já são mais de R$ 534 bilhões em investimentos atraídos nos últimos anos, superando a marca de 1 milhão de empregos. Somos um só governo, trabalhando por Minas e, sobretudo, pelos mineiros”, celebra a secretária da Secult Bárbara Botega.

Programação

A estratégia mineira no SXSW 2026 se estrutura em três frentes complementares: o Minas Day, a Casa Minas e ações de pré-SXSW. O Minas Day ocorre em 14/03, com quatro painéis inseridos na programação oficial, conectando inovação, sustentabilidade e economia criativa. Além dos debates sobre energia, tecnologia e minerais críticos, o encontro reforça o papel da cultura, da gastronomia e da mídia como vetores centrais da nova economia global.

Já a Casa Minas, que funcionará entre os dias 14 e 16/03, será uma vitrine imersiva da produção artística e criativa do estado, posicionando Minas Gerais como território onde tradição e inovação caminham juntas. Ao longo dos três dias, o espaço reunirá música, dança, moda, audiovisual e gastronomia, com uma programação que valoriza artistas consagrados e projetos de relevância internacional.

No sábado, 14/03, a Casa Minas recebe o chef Caetano Sobrinho, dos restaurantes Caê e Timbuca, além do artista e ativista Sérgio Iron, vencedor do Awesome Foundation Award. A cultura urbana ganha destaque com o Favelinha Dance, projeto do Lá da Favelinha, liderado por Kdu dos Anjos, e com o show de Djonga, um dos principais nomes do rap brasileiro, indicado ao Grammy Latino 2025.

O domingo, 15/03, começa com experiências gastronômicas assinadas pelas chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães, do Matula 98, e pelo chef Yves Saliba, à frente dos restaurantes Per Lui, Odoyá e Pastaio. À tarde, a moda mineira ocupa o espaço com a Favelinha Fashion Week, projeto já exibido no Reino Unido e na França. À noite, a música ganha protagonismo com apresentações de Nath Rodrigues, cantora e compositora, e de Marina Sena, uma das artistas brasileiras mais ouvidas da atualidade, indicada aos Grammys Latinos de 2022 e 2025.

Na segunda-feira, 16/03, a programação reforça o diálogo entre memória, audiovisual e música brasileira. Pela manhã, será exibido o documentário “Milton Bituca Nascimento”, dirigido por Flávia Moraes, que celebra a trajetória de um dos maiores nomes da música mundial. À noite, o público confere os shows de Pereira da Viola, referência da música regional mineira, e de Toninho Horta, vencedor do Grammy Award 2020 e um dos guitarristas e compositores brasileiros mais respeitados internacionalmente.

“Minas Gerais chega ao SXSW pela primeira vez com uma estrutura robusta e com a cara do nosso estado. Teremos a oportunidade de mostrar ao mundo toda a nossa potencialidade de negócios, além de encantar o público com nossa cultura que reflete a identidade e a criatividade mineira. O Minas Day, programação especial que passa a integrar a agenda oficial do SXSW, coloca um holofote sobre temas globais que se conectam com assuntos locais como transição energética, minerais estratégicos, tecnologia e economia criativa. A Casa Minas será o espaço oficial que abrirá as portas do estado para o mundo. A Invest Minas é uma parceira estratégica desse movimento, atuando como agência de promoção de investimentos, apresentando nossas expertises e demonstrando que Minas Gerais oferece um ambiente seguro, competitivo e preparado para receber investimentos de todo o mundo”, destaca o diretor de Gestão e Novos Negócios da Invest Minas, Gustavo Garcia.

Além de promover Minas Gerais como destino turístico contemporâneo, diverso e sustentável, a participação no SXSW 2026 amplia a visibilidade internacional da produção artística mineira e reforça a cultura como ativo estratégico de desenvolvimento econômico. Ao ocupar um dos maiores palcos globais de criatividade com artistas, chefs, estilistas e projetos autorais, o estado projeta uma imagem contemporânea, inovadora e conectada com o futuro.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas redes
Rolar para cima