Com apoio do Governo de Minas, Azul amplia oferta de voos para capitais partindo de Confins

Estado inaugura opção de voo direto para Rio Branco, no Acre, a partir de 4/10

Com um ambiente cada vez mais propício para os negócios, o Governo de Minas alcançou mais uma marca expressiva no dia 4/10, ao ter o primeiro voo direto saindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins) para Rio Branco, no Acre. Esta é a 22ª capital brasileira a receber um voo direto da companhia aérea Azul partindo de terras mineiras, sem contar o Distrito Federal, promovendo desenvolvimento socioeconômico para o povo de Minas.

Este triunfo é fruto do trabalho conjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), por meio de sua agência vinculada Invest Minas, BH Airport, administradora do Aeroporto de Confins, e a Companhia Aérea Azul, que tornou Minas Gerais seu segundo maior hub no país, atrás apenas de Viracopos.

“O trabalho feito pelo Governo de Minas, nos últimos anos, traz mais pra perto do estado o investidor, o turista, o empreendedor e toda população brasileira e estrangeira em geral. Estabelecer essas conexões aéreas é um movimento muito simbólico, que reforça a abertura do mercado mineiro e o interesse de atores externos em fomentar nossa economia”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

O número de conexões com outras capitais ainda vai aumentar, já que o voo direto para Porto Alegre, cancelado devido às tragédias ocorridas no Rio Grande do Sul no primeiro semestre, retornará a partir do dia 27 de outubro.

Este ótimo resultado, alcançando mais capitais e conectando cada vez mais pessoas, é porque fizemos exatamente aquilo que deveríamos: criamos, ampliamos e melhoramos nosso ambiente de negócios. Isto sem falar no fato de que Minas Gerais tem crescido acima da média nacional quando o assunto é turismo. O resultado é este: está cada vez mais fácil ir e vir a Minas Gerais”, comemora o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Conexão BH-Rio Branco

A operação consiste em duas decolagens diárias, interligando a capital acreana à Minas Gerais, sendo a única rota direta do Acre com a região Sudeste. Os voos serão operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros, o que aumentará em 50% a oferta de assentos no aeroporto de Rio Branco.

A partir do BH Airport, os clientes que embarcam na capital do Acre poderão fazer conexão com outros 54 destinos, como Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, além de voos internacionais, como Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, e Curaçao no Caribe.

“Estamos muito orgulhosos da operação que lançamos hoje e da história que estamos construindo na região Norte, ao proporcionar uma forma de conectividade nunca vista e que traz benefícios reais para a economia e o bem-estar da população. Temos uma estratégia nacional que inclui uma frota diversificada e investimento contínuo em cidades com pouca ou nenhuma operação regular. A conectividade permite o intercâmbio de pessoas, cultura e negócios, elevando a um novo patamar de desenvolvimento”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Azul, Fabio Campos.

O CEO do BH Airport, Daniel Miranda, destacou que a rota representa um marco importante para o terminal internacional mineiro. “Essa rota consolida nosso terminal como a principal conexão direta com o Acre no Sudeste, facilitando o trajeto para aqueles que desejam explorar as riquezas naturais e culturais, ou fazer negócios nesse importante estado”, afirma.

Atualmente, os voos da Azul partindo direto de Confins contemplam 23 das 27 capitais de unidades federativas do Brasil, já havendo estudos para incluir os destinos de Macapá (Amapá), Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e Boa Vista (Roraima).

A operação

Os dois voos vão conectar três capitais, Belo Horizonte, Rio Branco e Porto Velho, em Rondônia. O primeiro voo sai às 8h50 da capital mineira e chega a Rio Branco às 11h05, depois segue em direção a Porto Velho às 11h45, pousando às 13h55 e retornando a BH às 14h35, com chegada prevista para 19h.

Já o segundo voo decola às 21h10 de Belo Horizonte e chega em Porto Velho às 00h25, depois pousa em Rio Branco às 00h35, horário local. O retorno para a capital mineira é às 01h15, com chegada prevista para 7h10.