A Invest Minas no Vale das Oportunidades

Entre os dias 2 e 4 de julho, Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, foi palco de um importante evento da cadeia do lítio brasileira. A segunda edição, que contou mais uma vez com o apoio institucional do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Invest Minas, reuniu representantes do setor para discutir os desafios, limites e oportunidades de empreendimentos e negócios nesta indústria.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a secretária-adjunta do Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia, e o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga, representaram o Governo de Minas durante a abertura do evento e participaram de painéis de discussão.

“O Lithium Business foi uma excelente oportunidade para estreitarmos o relacionamento com os parceiros e apresentarmos as ações do Governo de Minas para a população. Em nosso estande, tiramos dúvidas sobre o papel da Invest Minas e como a agência trabalha em parceria com as empresas interessadas em investir e expandir suas operações no estado”, destaca Ana Beatriz Sulatto, assessora estratégica da Invest Minas.

Vale das Oportunidades

Idealizado pelo Governo de Minas, o Vale do Lítio é resultado da articulação com diversos órgãos governamentais estaduais e municipais para a formulação de políticas públicas, com foco na atração de empresas e investimentos, qualificação da mão de obra, incentivo à tecnologia e fornecimento da infraestrutura necessária para o crescimento da região.

O mineral é utilizado em diversas aplicações, sendo a mais comum a fabricação de baterias de longa duração, que equipam veículos elétricos e aparelhos eletroeletrônicos. Em pouco mais de um ano de sua criação, o Vale do Lítio já atraiu cerca de R$ 5,5 bilhões em negócios e gerou 10 mil empregos, entre diretos e indiretos.