Na Invest Minas, contamos com assessores regionais que têm um papel fundamental nas estratégias de atração de investimentos no estado de Minas Gerais. Entre suas principais atribuições estão a facilitação de investimentos, que envolve o relacionamento com stakeholders locais, como gestores municipais, líderes empresariais e a mídia local, para identificar o estágio de atração de investimentos dos municípios e construir um plano para essa finalidade.
Além disso, o assessor promove o governo de Minas Gerais em eventos locais e regionais, e treina os municípios nas melhores práticas de atração de investimentos. Outro aspecto fundamental do papel do assessor regional é a identificação de oportunidades de investimento nas cadeias prioritárias, considerando as empresas já instaladas, possíveis fornecedores e as vocações regionais.
O assessor também acompanha tendências de mercado e o andamento dos projetos sob demanda das áreas de negócios da Invest Minas, bem como participa de reuniões, feiras e eventos relacionados à atração de investimentos.
O trabalho do profissional é dividido em duas frentes: estruturação estratégica e atividades de rotina. A estruturação estratégica é organizada em seis ondas, cada uma com duração de dois meses. Essas ondas incluem desde o conhecimento do ecossistema local até a viabilização de investimentos. Já as atividades de rotina envolvem a manutenção de contatos com atores locais e o apoio na facilitação do acesso a órgãos do governo estadual e demais instituições relevantes para o processo de atração de investimentos.
Deixe um comentário