Brazil Lithium Summit: o Vale do Lítio é logo ali

Em junho, Belo Horizonte foi palco de um dos maiores eventos sobre lítio organizados no Brasil, confirmando o protagonismo de Minas Gerais neste setor. Foram dois dias intensos de programação, focados em estratégias imediatas e de longo prazo para conectar entidades públicas e privadas, debatendo a importância do lítio como componente crucial para armazenamento de energia para um futuro mais sustentável.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Minas Gerais e a Invest Minas, reunindo 23 delegações internacionais e mais de 300 pessoas, entre elas os principais players deste mercado, que apresentaram seus projetos no Brasil. Além disso, os participantes ficaram por dentro das políticas oferecidas para o setor no estado, que possui reservas abundantes, e como o investimento neste mineral pode auxiliar em um desenvolvimento econômico sustentável. A próxima edição já está confirmada para 2025. Acompanhe o Conexão Invest Minas para ficar por dentro da programação completa.

O Vale do Lítio é formado por 14 cidades no Norte e Nordeste de Minas Gerais, resultado de articulação com diversos órgãos governamentais estaduais e municipais para a formulação de políticas públicas. O foco é a atração de empresas e investimentos, qualificação da mão de obra, incentivo à tecnologia e fornecimento da infraestrutura necessária para o crescimento da região.

Você sabia?

O mineral é utilizado em diversas aplicações, sendo a mais comum a fabricação de baterias de longa duração, que equipam veículos elétricos e aparelhos eletroeletrônicos. Em pouco mais de um ano de sua criação, o Vale do Lítio já atraiu cerca de R$ 5,5 bilhões em negócios e gerou 10 mil empregos, entre diretos e indiretos.