O primeiro ônibus elétrico do mundo equipado com uma inovadora bateria de nióbio foi lançado em Araxá, Minas Gerais. Desenvolvido em parceria pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a japonesa Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o projeto é resultado da missão ao Japão em 2023, onde a comitiva do Governo de Minas realizou tratativas cruciais com a empresa.
Essa tecnologia promete aumentar a eficiência energética e reduzir o tempo de recarga, representando um avanço significativo para a mobilidade sustentável no estado. “Este projeto é um marco em nossa busca por uma economia mais sustentável e pela liderança de Minas Gerais no setor de tecnologia limpa”, aponta o governador Romeu Zema.
João Paulo Braga, CEO da Invest Minas, destacou a importância desse avanço. “Estamos diante de um marco histórico que coloca Minas Gerais na vanguarda da mobilidade elétrica mundial. Acreditamos que, em breve, o que hoje é um protótipo vai ganhar escala industrial e mercado, dinamizando a indústria de veículos elétricos”.
O CEO explicou ainda o funcionamento da bateria. “O ônibus utiliza bateria de íons de lítio com nióbio. O uso do nióbio permite uma recarga muito mais rápida e durabilidade até três vezes maior que as convencionais, garantindo eficiência e sustentabilidade”.
O projeto contou com a colaboração de diversas entidades públicas e privadas, incluindo a Invest Minas e o governo de Minas Gerais, que estão fortemente comprometidos com a campanha Race to Zero, visando neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. Vale lembrar que Minas foi o primeiro estado do hemisfério Sul a assinar o termo com o governo do Reino Unido.
Partindo desse objetivo macro, a Invest Minas em parceria com Codemge e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) desenvolveu o projeto Rota da Descarbonização, uma aliança entre importantes atores da economia de Minas Gerais para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, potencializar investimentos e empregos verdes, e aumentar a competitividade dos produtos de Minas Gerais no mundo. O objetivo é construir uma economia de oportunidades para o povo de Minas Gerais em harmonia com o planeta.
Atualmente, Minas está na 3ª fase do cumprimento de metas do Race To Zero, que tem como objetivo monitorar a evolução da implementação das 199 metas do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC).
Acesse o portal da Rota da Descarbonização e descubra como sua empresa pode apoiar e participar do projeto.
Facilidades para Empresas
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) anunciou novas linhas de crédito para financiar projetos de energia limpa, como os de energia solar, proporcionando condições favoráveis para empresas investirem em tecnologias sustentáveis. Essas ações reforçam o compromisso de Minas Gerais com a inovação e a sustentabilidade, promovendo um ambiente propício para o crescimento econômico verde e contribuindo para a redução das emissões de carbono.
Para mais informações sobre os financiamentos do BDMG, acesse Agência Minas
Deixe um comentário