Fábrica situada na cidade mineira de Extrema vai produzir sistemas pioneiros de armazenamento de energia (BESS)
Multinacional brasileira especializada em armazenamento de energia, a UCB Power vai investir, até 2028, R$ 380 milhões em energia limpa na cidade de Extrema, no Sul de Minas. Com apoio do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da agência Invest Minas, o aporte vai ajudar a gerar cerca de 400 empregos diretos.
O plano de investimento é voltado para a produção de soluções de armazenamento de energia de alta voltagem, conhecida como BESS (Battery Energy Storage Sylstem). O objetivo é fortalecer a infraestrutura elétrica no Brasil e promover parcerias com universidades e centros de pesquisa locais.
“Acreditamos no mercado brasileiro e na evolução das demandas de armazenamento de energia em vários seguimentos, de usinas fotovoltaicas às baterias automotivas”, destaca o CEO da UCB Power, George Fernandes. Para ele, a expansão das instalações e o amadurecimento do mercado serão fatores importantes para a consolidação do setor de armazenamento do país. “Com o investimento na infraestrutura elétrica necessária, teremos uma economia mais sustentável, dinâmica e eletrificada”, completa.
O investimento vai impulsionar a transição energética no estado e estimular negócios voltados a uma economia de baixo carbono. E essas são algumas das prioridades do Governo de Minas, conforme explica a secretária adjunta de Estado de Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia: “Já são vários os investimentos privados atraídos pela gestão Zema nesse sentido, em segmentos como energia limpa, tecnologias de baixo carbono e o próprio Vale do Lítio, que busca impulsionar toda uma cadeia produtiva, de ponta a ponta, da extração à fabricação de produtos de alto valor agregado”.
A implementação se dará em duas etapas. No primeiro momento, os recursos serão destinados à expansão da fábrica de Extrema, cuja conclusão está prevista para 2025. Em seguida, está previsto o aluguel de um terreno para comportar o salto de produção. Além da fábrica de Extrema, a companhia possui uma fábrica de baterias em Manaus, onde parte da fabricação será utilizada no dimensionamento das soluções de UBESS.
Com cinco décadas de experiência no mercado brasileiro e com atuação também na América Latina, a UCB Power é signatária do Pacto Global da ONU. É líder nacional em soluções de armazenamento de energia para comunidades remotas e está listada entre as mil maiores empresas do Brasil, segundo o ranking “Valor 1000”, do jornal Valor Econômico.
Extrema é polo logístico de destaque nacional
Primeira fabricante de baterias de lítio no Brasil, líder na fabricação de baterias estacionárias e baterias portáteis para celulares e laptops, a UCB Power inaugurou sua fábrica na cidade de Extrema (MG) em 2005. Com sede administrativa em São Paulo e outra planta industrial situada em Manaus (AM), a companhia chegou ao Sul de Minas no fluxo de outras empresas que transformaram a região em um polo logístico de destaque.
Com cerca de 53 mil moradores, Extrema está a 492 km de Belo Horizonte e a 100 km da capital paulista, sendo o último município mineiro para quem viaja pela Fernão Dias em direção ao estado de São Paulo. A proximidade com essa importante rodovia facilita o transporte viário de mercadorias, o que atrai plantas industriais e centros de distribuição de grandes portes.
Toda essa infraestrutura, aliada à localização estratégica, transformou Extrema no município com o maior PIB per capita de Minas Gerais (R$ 311.128, 82) e o sexto maior do país, reunindo em torno de 6 mil empresas com CNPJ cadastrados, sendo 300 do setor industrial.
De acordo com a Invest Minas, Extrema já se tornou o principal polo logístico e de e-commerce do Brasil. Em fevereiro de 2024, a Adidas, uma das marcas esportivas mais conhecidas no mundo, inaugurou seu centro de distribuição no local, tendo como “vizinhas” outras gigantes como Mercado Livre, Netshoes, Centauro, Bauducco, Kopenhagen, Panasonic, Johnson & Johnson, entre outras.
Deixe um comentário