Inauguração da EuroChem na Serra do Salitre

Com apoio do Governo de Minas, Grupo EuroChem inaugura unidade estratégica para o agronegócio de Minas e do Brasil

O megaprojeto, retomado nesta gestão, estima produção capaz de aumentar 15% da demanda nacional

A expansão da planta fabril conta com investimento de quase R$ 5 bilhões, com apoio e atração de investimentos do Governo de Minas, por meio da Invest Minas, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). O megaprojeto do grupo multinacional EuroChem servirá para fabricação de fertilizantes fosfatados no estado, fortalecendo o agronegócio mineiro. 

 
O Governo de Minas acompanha o projeto desde a sua concepção, passando por questões tributárias, licenciamentos ambientais, reuniões e vistorias à fábrica. A construção foi iniciada pelo grupo norueguês Yara e, em 2021, a planta foi adquirida pela EuroChem. A empresa, que retomou a obra com apoio do Estado, é uma das líderes globais no mercado de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, com atuação em cem países e mais de 30 mil empregados. 
 
“Trabalhamos por cerca de dez anos para a viabilização do projeto. Hoje, vemos que todo o esforço valeu a pena, já que a entrada em operação da planta ajudará o agronegócio de Minas e do Brasil a se tornarem mais competitivos no mercado global”, disse o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga.

Com a nova fábrica, o grupo multinacional pretende se reforçar e se reposicionar internacionalmente. Não por acaso, o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre se apresenta como a maior unidade do grupo fora da Europa. 
 
“Sempre ouvimos do setor reclamações sobre os impactos da dependência dos fertilizantes importados. Agora, com a fábrica, os produtores mineiros ficam mais protegidos de fatores externos que impactam nos preços desses insumos, dando maior segurança nas operações, e consequentemente, reduzindo os custos dos alimentos na mesa do consumidor”, analisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. 

Com a produção dos fertilizantes, a fábrica contribuirá para que o Brasil reduza em 15% a dependência de importações de fertilizantes fosfatados. 
 
Como produto final, Salitre fabricará, dentre outros, três fertilizantes essenciais à agricultura: SSP (Super Simples), TSP (Triplo Simples) e MAP (Fosfato Monoamônico); que abastecerão principalmente as lavouras de soja, milho e cana-de-açúcar.  
 
Por conta de questões logísticas o estado será ainda mais competitivo nas culturas agrícolas de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.  

Resultados

Infográfico com resultados da instalação da fábrica

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas redes
Rolar para cima