Em missão internacional a Boston, Estados Unidos, em 2023, o Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Invest Minas, celebraram a assinatura de um protocolo de intenções com a empresa Boston Metal que previa o investimento de R$ 573 milhões na construção de uma unidade produtora de aço verde na região de Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes.
E em menos de um ano, comemoramos a concretização deste grandioso projeto, com a inauguração da Boston Metal em Coronel Xavier.
A fábrica da Boston Metal, em Minas Gerais já tem um impacto positivo para a cidade e o estado. A empresa gerou 250 novos empregos diretos e indiretos, além de contribuir para o desenvolvimento da economia local por meio da compra de produtos e serviços de fornecedores da região.
Invest Minas: atração de investimentos para o estado
A Invest Minas, agência de promoção de investimentos do Governo de Minas Gerais, teve um papel fundamental na atração da Boston Metal. A agência ofereceu à empresa um ambiente de negócios favorável, com incentivos fiscais e suporte técnico durante todo o processo de instalação da fábrica.
A tecnologia inovadora chamou a atenção de investidores como a ArcelorMittal, BHP, Vale, Microsoft e Breakthrough Energy Ventures, fundo dirigido por Bill Gates para o investimento em soluções de energia sustentável, além do IFC, um braço privado do Banco Mundial.
Sustentabilidade e tecnologia
Um marco para a indústria metalúrgica e a sustentabilidade, pois a fábrica, que utiliza a inovadora tecnologia de Eletrólise de Óxido Fundido (MOE), que permite a extração de metais valiosos de rejeitos de mineração, reduzindo significativamente a necessidade de novas minerações e o impacto ambiental da atividade. Isso demonstra a viabilidade de uma produção mais sustentável e com menor impacto ambiental.
Para o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, a tecnologia da Boston Metal deve atrair ainda mais investimentos para Minas. “A pauta ESG está cada vez mais forte dentro das empresas. Muitas delas têm interesse em processar os rejeitos originados da atividade minerária, por exemplo, evitando que esses materiais sejam destinados ao ambiente e ainda gerando receita. É um projeto que tem tudo para se espalhar pelas regiões mineradoras”, afirmou.
Deixe um comentário