O Indi agora é Invest Minas

Em meio a momento histórico, Agência de Promoção de Investimentos do Estado moderniza marca para melhorar comunicação com potenciais investidores

O (Indi) mudou a sua denominação para Invest Minas. O órgão está lançando uma nova identidade visual, mais moderna e atrativa, com o objetivo de cativar ainda mais os potenciais investidores para o Estado. As mudanças vêm em um momento especial, em que o Governo de Minas alcança marcas históricas de volume de investimentos atraídos, superando as previsões feitas no início desta gestão.

O novo ciclo na história da agência iniciou-se em janeiro de 2019, ainda como Indi, com a necessidade urgente de fazer a economia estadual crescer para superar uma das mais graves crises fiscais da história de Minas. Para isso, a atuação da agência se sustentou em três pilares básicos: estratégia para o desenvolvimento, soluções com foco no cliente (no caso, as empresas) e protagonismo internacional.  Dentro deste planejamento, viu-se a necessidade de mudança da marca e do nome da agência para algo que comunicasse melhor a missão do órgão, dentro e fora do país.

“Em um evento de negócios no exterior, fomos perguntados por potenciais investidores se a nossa agência representava o estado americano de Indiana. Uma agência que tem a responsabilidade de projetar Minas Gerais como destino para investidores do mundo inteiro precisa carregar consigo o nome do nosso Estado”, afirma o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Depois de muitos estudos, chegou-se ao novo nome de Invest Minas. O termo em inglês está de acordo com o que é usado no mundo inteiro pela maioria das Investment Promotion Agencies (IPAs), que fazem esse mesmo trabalho de atração de investimentos. Isso simplifica o entendimento por parte dos potenciais investidores e possíveis parceiros internacionais.

A nova logo também é mais moderna e traz vários elementos relacionados a Minas Gerais. O símbolo lembra, ao mesmo tempo, as montanhas de Minas, a letra “M”, o triângulo da bandeira mineira e o ícone de infinito, representando o potencial de possibilidades e oportunidades de investimentos que Minas possui.

“A nova marca é um símbolo de modernização da instituição nos seus 53 anos de existência, dando um passo importante para que a agência continue fazendo a diferença na vida dos mineiros”, ressalta Braga.

Melhoria para os negócios

Sob o comando do governador Romeu Zema, e com o apoio da Invest Minas, a atual gestão do Governo de Minas promoveu a melhoria significativa do ambiente de negócios no Estado. A nova legislação eliminou entraves burocráticos, simplificou processos e concedeu benefícios para negociações entre empresas instaladas dentro do Estado, fortalecendo setores por inteiro e gerando empregos e arrecadação. Tudo isso torna Minas Gerais o melhor estado para se investir no Brasil.

As modernizações chamaram as atenções de grandes, médios e pequenos empreendimentos que se sentiram incentivados a se instalar em Minas Gerais, ou em outros casos, a expandir os negócios já existentes, resultando em um volume recorde de investimentos atraídos.

Em 2021, o Governo de Minas superou o recorde de investimentos atraídos para um só ano desde 1998, quando essa mensuração começou a ser feita. Além disso, em apenas três anos, a atual gestão já ultrapassou em mais de 25% a previsão de atração de investimentos realizada para os quatro anos de gestão.

“O resultado dessa nova fase ganha robustez com a transformação da agência em Invest Minas, enaltecendo o protagonismo da agência, reformulada e orientada por uma plataforma de governo disposta a fazer de Minas Gerais o melhor estado para quem trabalha e empreende. Além disso, a Invest Minas contempla a realidade atual de mercados integrados, onde as fronteiras são relativas e a economia digital se conecta globalmente”, afirma João Paulo Braga.

Impacto social

Tamanho volume de recursos atraídos impacta positivamente na vida da população. Entre 2019 e 2021 foram mais de 100 mil empregos diretos criados pelas empresas que se instalaram ou se expandiram em Minas, e mais cerca de 250 mil indiretos.

Entre os setores que mais investiram em Minas desde 2019  estão o de mineração, energia limpa, eletroeletrônicos, alimentos e bebidas e logística, com destaque para o e-commerce, em que o Estado alcançou a liderança no país neste setor.

“A orientação do governador Romeu Zema é a de proporcionar emprego digno a todos os mineiros e hoje nós encontramos na atração de investimentos na iniciativa privada o melhor caminho para as oportunidades de renda e trabalho para os mineiros. Várias transformações foram realizadas no âmbito do Estado para alcançar a excelência dos resultados”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio

Premiações

A Invest Minas também conseguiu intensificar a atuação no exterior e a interlocução com investidores estrangeiros, instituições multilaterais de fomento e câmaras de comércio de vários países. Em outubro deste ano, em Nashiville (EUA), a Invest Minas foi premiada pelo International Economic Development Council (IEDC) pelo plano de atração de empresas de e-commerce e pelo material de divulgação “Why Minas Gerais” distribuídos a potenciais investidores. Foi a primeira vez que uma instituição brasileira foi agraciada pelo IEDC

Desde outubro de 2019, a Invest Minas também é a sede da Diretoria Regional para América do Sul da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimento (WAIPA), o que fortalece a agência mineira como referência para as empresas nacionais e estrangeiras para fomentar seus negócios no continente.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas redes
Rolar para cima